Ocupação da FAPEX

                                                                              O que está rolando na ocupação…

05/08/12 (Segunda-feira)

Pela manhã, ocorreu uma audiência pública unificada (realizada pelos três setores: estudantes, docentes e técnicos-administrativos) com a Reitoria. À tarde, depois de um mutirão limpeza e organização do espaço, desocupamos a FAPEX.

Veja nota acerca deste processo: https://ufbaemgreve.wordpress.com/2012/08/06/nota-de-desocupacao-da-fapex/

04/08/12 e 05/08/12 (Sábado e Domingo)

O fim de semana foi de avaliação acerca da nossa ocupação, dos objetivos atingidos e sobre os nossos próximos passos.

03/08/12 (Sexta-feira)

Ocorreu mais uma mesa de negociações com alguns pró-reitores que compõem a administração central da UFBA, em que discutimos acerca de documentos que foram entregues a nós (como o edital do pregão do BUSUFBA e acerca dos Restaurantes Universitários) e sobre compromissos assumidos conosco pela Reitoria nas negociações anteriores – escritos em documento entregue pela mesma sobre as nossas pautas prioritárias.

02/08/12 (Quinta-feira)

A partir de uma deliberação do espaço auto-organizado das mulheres de terça-feira, neste dia foi realizado pelas mesmas um espaço misto (com a presença dos homens) – afinal, a construção do fim do sistema patriarcal compete a todos!

01/08/12 (Quarta-feira)

Neste dia, ocorreu um espaço de formação extremamente importante, visto que o movimento estudantil sofreu ataques que o criminalizaram vindos da direção da FAPEX – onde estamos ocupados. Ocorreu um debate sobre a criminalização dos Movimentos Sociais, com a presença de um militante do Movimentos do Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e do Comando de Greve dos docentes.

31/07/12 (Terça-feira)

Pela manhã ocorreu uma Marcha Unificada dos professores, servidores e estudantes até a reitoria. Pela tarde, como de costume, ocorreu mais uma atividade de formação da ocupação: um espaço auto-organizado de mulheres. Debatemos sobre as diversas formas de opressão e violências a que as mulheres são submetidas na nossa sociedade. Um mundo melhor e perpetuado por novos valores só pode ser alcançado com a superação do sistema patriarcal de vida.

Concomitantemente, ocorreu uma reunião do DAMED (Diretório Acadêmico de Medicina) na ocupação.

Espaço auto-organizado de mulheres

Reunião do Diretório Acadêmico de Medicina

30/07/12 (Segunda-feira)

A segunda-feira foi o dia de discutir sobre a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que é uma das pautas locais (sendo também nacional) prioritárias. O Movimento Estudantil, que vem acumulando debates sobre os prejuízos acarretados pela adesão do Hospital Universitário da UFBA e de qualquer outro HU do Brasil a esta empresa pública de direito privado, se posicionou e é CONTRA a EBSERH, assim como o movimento docente e dos servidores técnicos. Dizemos não a privatização da saúde!

Mais informações sobre o tema, vide Cartilha da Campanha Nacional em Defesa dos Hospitais Universitários:

http://enefar.files.wordpress.com/2012/04/cartilha-campanha-nacional-em-defesa-dos-hus.pdf

O blog da campanha: http://emdefesadoshus.blogspot.com.br/

29/07/12 (Domingo)

Neste dia, fizemos mutirões de limpeza na nossa ocupação e no espaço do DCE, que também está sendo utilizado pelos estudantes ocupados.

28/07/12 (Sábado)

Mesa de negociações com a Reitoria: como colocado na nossa nota “Lutar não é crime” (https://ufbaemgreve.wordpress.com/2012/07/29/lutar-nao-e-crime/), a negociação com a reitora Dora, seu vice Luís Rogério e os pró-reitores da UFBA mostrou o total despreparo da administração central da UFBA em discutir e solucionar nossas pautas. Muitas delas foram debatidas na audiência pública do dia 09 de julho, porém a Reitoria colocou seu ‘desconhecimento’ de algumas de nossas pautas prioritárias nesta reunião. Além disso, houveram inúmeras reativações de Grupos de Trabalho – o que é importante – porém nada de concreto foi nos apresentado.

Pela noite, ocorreu uma cultural da nossa ocupação.

27/07/12 (Sexta-feira)

No nosso terceiro dia de ocupação, ocorreu logo pela manhã um mutirão no SAF (Sistema Agro florestal) da UFBA, do qual participaram alguns estudantes que estavam ocupados.

Pela tarde, foi realizado um rico espaço formativo sobre as Fundações nas Universidades Públicas – sendo a FAPEX, lugar em que estamos, uma delas. A mesa contou com a presença da professora Celi Tafarel e de Emanuel – graduado em direito na UFBA. O debate foi extremamente rico, pois trouxe de volta ao movimento estudantil a reflexão acerca dessas organizações – que na maioria das vezes confundem o caráter público da nossa Universidade, o que traz grandes questionamentos acerca do seu papel na sociedade. É preciso que problematizemos a todo momento, enquanto estudantes e cidadãos, para que(m) serve a nossa Universidade e os conhecimentos e práticas nela produzidos.

De noite, como de costume, fizemos uma reunião organizativa fazendo uma avaliação da nossa ocupação e discutindo as tarefas das comissões estruturais/organizativas.

Reunião do Fórum Acadêmico de Saúde, que ocorreu logo no início da tarde.

26/07/12 (Quinta-feira)

Pela manhã, alguns dos estudantes ocupados participaram de uma reunião com o diretor da Politécnica e com o pró-reitor de Assistência Estudantil para discutir a pauta dos Restaurantes Universitários (São Lázaro, Canela e Politécnica), uma das reivindicações prioritárias da nossa greve. Foram mapeados os locais em que serão construídos os restaurantes da Politécnica e de São Lázaro, porém nenhum prazo foi dado em relação a licitação para tais construções.

No turno vespertino ocorreu o primeiro espaço formativo da nossa ocupação: uma oficina seguida de debate acerca de qual o projeto de Universidade que defendemos.

À noite, realizamos reunião do Comando de Greve.

25/07/12 (Quarta-feira) – Ocupação da FAPEX!

A partir de uma análise conjuntural do momento da greve e de muitas discussões acerca dos espaços de diálogo que tivemos com a Reitoria, o movimento grevista decidiu por ocupar um espaço importante da Universidade – que suscita inclusive o debate da privatização das Universidades Federais e públicas-, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão. A ocupação ocorreu por volta das 16h e foi extremamente bem-sucedida, sem confrontos entre os estudantes e os trabalhadores.

Logo em seguida, foram organizadas as brigadas organizativas/estruturais da nossa ocupação: formação política/mobilização; comunicação; alimentação; segurança; limpeza e alvorada. Neste mesmo dia, ocorreu uma Reunião Organizativa à noite, em que discutimos a nossa ocupação e nossos próximos passos.

Calendário de Atividades da Ocupação:

Quinta-feira (26-07)

9h – Reunião das Comissões da Ocupação;

12h – Almoço coletivo

14h – Debate sobre “Projeto de Universidade”

17h – Reunião do Comando de Greve

Sexta-feira (27-07)

9h – Reunião das Comissões

12h – Almoço coletivo

16h – Debate sobre Fundações

20h – Reunião de Avaliação e Organização

Sábado (28-07)

9h – Espaço de Livre Organização

12h – Almoço Coletivo

19h – Atividade Cultural

Domingo (29-07)

9 – 17h Espaço de Livre Organização

Segunda-feira (30-07)

Dia de Debates sobre a EBSERH

Terça-feira (31-07)

9h – Marcha Unificada dos professores, servidores e estudantes até a reitoria. Concentração: Assufba.

15h – GT de mulheres: espaço auto-organizado sobre o debate da opressão (com o recorte de gênero)

Quarta-feira (01-07)

Debate sobre criminalização dos Movimentos Sociais

9h – Oficina sobre movimentos sociais

15h – Mesa: Criminalização dos Movimentos Sociais

Convidados: representante do MST, coordenador geral do DCE e docente de Direito.

Quinta-feira (02-07)

Anúncios

Uma resposta para “Ocupação da FAPEX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s