Reunião do Comando de Greve dos Estudantes – 27/08/2012 (Relatoria)

Pautas: 1) Informes 2) Avaliação 3) Calendário

1)      Informes

GT de Saúde sobre a EBSERH – o acúmulo foi positivo e se fez um estudo sobre a administração direta e indireta, dentre outros temas. Foi encaminhado o aprofundamento da discussão com perspectiva á termos uma proposta á EBSERH.

Quinta-feira (30.08), às 10h, na sala 18 do ICS.

Sexta- feira reunião de acompanhamento da portaria que regulamenta a ocorrência de eventos na UFBA, ás 14h na prograd.

GT REUNI, acontecendo as quintas-feiras, ás 14h na Faculdade de Educação, com explanação da professora Graça Druque. O GT está fazendo uma discussão sobre as políticas neoliberais e os impasses na educação do Brasil.

Assembleia dos professores na ultima quinta-feira, aprovou por unanimidade a continuidade da greve. Está agendada uma nova assembleia da comissão provisória, ás 14h, quarta-feira. Ainda neste mesmo dia ocorrerá nova assembleia dos professores ás 16h.

Tendo em vista o que está sendo discutido no comando de greve dos professores, a greve dos professores não terminará essa semana.

Quarta-feira, ás 13h na faculdade de educação, cine-debate sobre a comissão da verdade.

Dia 28/08 – ocorrerá um debate sobre “Mais lésbicas no poder”, na biblioteca central.

Dia 29/08 – Conselho Acadêmico de Ensino, na sala dos conselhos na reitoria, ás 08:30, com pauta sobre o “manual do estudante”

2)      Avaliação da greve

Vitor: Utilizar as documentações do processo de negociação da reitoria, para que a administração central atenda as reivindicações estudantis.

Ingrid: Está preocupada com os rumos da greve e da necessidade de termos um fim da greve. Propõe construir estratégias de agitação e propaganda com as conquistas da greve. Além de um calendário pós-greve relacionado aos prazos apresentados pela reitoria. E uma festa com o tema: “Vou de BUZUFBA, e vc?”

Yasmin: Propõe a construção de uma nota sobre os avanços e perspectivas da greve.

Yuri: A greve dos estudantes cumpriu um papel na manutenção dos estudantes no espaço da universidade, mobilizados.  Com relação aos professores, é importante frisar que em se retornando os professores; É necessário se ter um plano de saída greve.

Hellen: É necessário acontecer um debate sobre o calendário acadêmico, que reduza os danos ocasionados com a greve, nas próximas reuniões do comando.

Vitor: Corrobora com a opinião de construção de um plano sobre a saída da greve. Ampliar nossa ação nas redes sociais e divulgar pros estudantes das conquistas da greve. Construção de uma história em quadrinhos sobre a greve dos estudantes.

Rodrigo Yuri: Questiona a construção de um plano para a saída de greve, sendo necessária uma resposta sobre o propósito da greve. Pontua a necessidade de avaliarmos nosso posicionamento do ME relacionado à pauta da EBSERH.  Encaminha a proposta de realização de atividades conjuntas com os docentes.

Josias: É importante construir um balanço da greve, pontuando as vitórias da greve e disputar com os setores que apresentarão um balanço sobre os danos da greve. Tal balanço precisa apontar perspectivas de continuidade do processo de mobilização. É necessário que a nota verse sobre uma resposta do governo ás reivindicações dos professores. Construção do fim da greve na perspectiva de que a luta continua.

Wanderson: Apresenta a avaliação que greve não durará mais de 10 dias, sendo necessário realizar um balanço sobre os propósitos da greve e as pautas conquistadas. A greve não tem somente um saldo econômico, é preciso valorizar o processo de inicio da greve e ocupação da FAPEX. É evidente que a greve está inserida no contexto nacional, inserindo as pautas nacionais, ainda que com dificuldades. Avalia greve como um processo positivo, porém que não se consolidou. É necessário fazer um processo de mobilização que continue no pós-greve. É necessário criar condições de saída da greve, começando pela construção e publicação da nota sobre as conquistas da greve. Pontua que não devemos acabar a greve nessa semana, dado alguns espaços de organização que acontecerá.

Milena: O texto deve ter o foco sobre quais são as nossas tarefas para o período. A maior vitória da greve não está na ocupação dos estudantes na universidade. Pontua que o FAS – Fórum Acadêmico de Saúde se debruça na pauta da EBSERH desde março.

Ingrid: É necessário realizar espaços de construção de políticas para a universidade. Encaminha que os DA’s/CA’s nas caloradas apresentem a história do processo de greve e as conquistas. Encaminha a realização de audiência pública sobre as pautas que ainda não foram atendidas pela reitoria e nesse espaço o fim da greve.

Rodger: Propõe a criação de uma comissão que construirá a nota sobre as conquistas; outra que construa charges de divulgação das pautas; além de uma sobre a edição dos vídeos já existentes no processo de greve. Sobre o fim da greve avalia que será complicado a finalização da greve numa assembleia por conta da pouca mobilização.

Ingrid: Construção de um calendário pós-greve, e do calendário acadêmico a ser apresentado como proposta á reitoria.

 

  • Os encaminhamentos estão marcados em negrito.

 

Comissão de comunicação: Construção da Nota, Charge e vídeo.

Comissão

3)      Calendário

29/08 ás 8:30h CAE – Manual do Vestibular

13h – Cine –debate sobre a comissão da verdade

14h – Assembleia dos professores em Arquitetura

30/08, ás 14h, no ICS sala 18 – GT sobre a EBSERH.

14h – GT REUNI na FACED

17h – Reunião do comando de greve

31/08 – Multirão no SAF, ás 8h

17h – exibição de curtas

20h – Sarau do SAF

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Reunião do Comando de Greve dos Estudantes – 27/08/2012 (Relatoria)

  1. Sara

    Uma correção : o GT da EBSERH será dia 30/08 às 10 horas da manhã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s