Reunião do Comando de Greve – dia 04/07/12

Pauta:

Informes e avaliação do ato do dois de julho e do ato construído para inauguração da residência Frederico Perez

Audiência pública

Calendário

Marcos: Denúncia da coação ocorrida em Zootecnia, ele na data hoje presenciou um professor coagindo os alunos, uma aluna foi entregar uma avaliação que não foi aceita, além disso a professora ameaçou dar zero aluna.

Jean: O dois de julho foi um ótimo ato, mas eu queria fazer uma moção de repudio aos coletivos que não constroem o movimento não ocupam nenhum espaço de luta e só aparecem nos espaços para fazer tumulto. A abertura da residência e atividade feita para acompanha-la foi uma homenagem ao companheiro de luta, Fred.

Milena: Seminário da transformação curricular, que teve sua criação em 2004. Como medicina não entrou em greve, é importante nós participarmos da atividade.

Dani: O ato do dois de julho conseguiu cumprir o que se propunha e agregar pessoas, tivemos sucesso. Na aula pública de hoje se falou muito do REUNI e não se discutiu assistência estudantil. Amanhã terá uma aula pública sobre REUNI com Naomar ás 14h.

Carol: O ato conseguiu fazer um dialogo com a sociedade, eu acho que nos próximos atos devemos chamar os professores das estaduais e fazer um ato unificado pela educação.

Estefani: Vai ter uma GT de extensão em São Lázaro na sexta as 09h e depois teremos uma feijoada. Em relação ao ato acho que não conseguimos dialogar com a sociedade, não conseguimos concretizar muita coisa devido à falta de pessoas para construir de fato o que está sendo proposto.

Helen: Vai ter um debate amanhã em São Lázaro, sobre precarização e EBSH. Temos que fazer uma autocrítica sobre o ato porque, se prega a unidade no ato de estudantes e na hora os mesmos racham, acho que todos devem fazer essa auto rítica.

Ana Clara: De fato faltou uma organização do ato do dois de julho, ele estava realmente muito desorganizado, e concordo Stefani que a falta de pernas se deve a falta de gente que  para construir de fato as atividades.

Gabriel: Foi tirada uma resolução para o ato do dois de julho em relação a metodologia e na hora uma grupo foi para frente como se tivesse dirigindo o movimento o que não aconteceu pois todos estavam carregando caixa, ressalto que faltou pessoas para fazer o trabalho pezado faltou pessoas para organizar o ato ele foi positivo para gente e para a sociedade.

Mateus: Amanhã vai ter um debate das 15h as 17h,        Tinha pessoas na Poli reclamando da divisão que ocorreu no ato do dois de julho.

Carol: Precisamos discutir mais sobre as falsa unidade, pois aprovar as coisas por consenso não é unidade, precisamos passar um encaminhamento claro e construir um consenso de verdade, na minha opinião foi um ato da metade houve vários desencontros no dia doa ato, acho que precisamos levar as discursões para a politica.

Marina: O DCE teve uma reunião com a APG, onde eles expressaram sua vontade de contruir a autonomia da sua entidade, e pediram para o DCE fazer uma carta. Amanhã terá uma reunião dos três comandos de greve. E na minha avaliação essa semana foi a pior que teve

Uanderson:Queria parabenizar a turma que organizou o forró da greve que aconteceu em direito que muita gente achou que não ia acontecer, eu queria parabenizar quem foi e quem construiu.

Clara: Deu um infirme sobre o encontro de Educação Física que vai acontecer nos PAFs, e devido a conjuntura resolvemos fazer um ato público.Na minha avaliação precisamos dizer aos companheiros que a unidade deve vir apartir das pautas.

Vitor:Que bom que nossos inmigos capitalistas nãon estão aqui dentro,precisamos centrar as forças naquilo que nos unifica sem fazer que todos nsem igual.O Brasil de fato o jornal que os movimentos sociais constroem, fizeram uma edição especial co  base no livro a Privataria Tucana.

AUDIENCIA PÚBLICA

Marina: Dora não é uma pessoa política, r quando pressionada ela apela para Luís Rogério que é péssimo na sua defesa. Não devemos chorar pitanga na audiência mais sim sermos incisivos e encaminhativos.

Carol: Concordo com Marina, porém acho que devemos realizar a audiência no salão nobre da reitoria, pois comporta mais pessoas e inclusive convidar pessoas de fora. Precisamos discutir o que compete a administração central e ao governo Federal.

Milena: É melhor garantir a sala dos conselhos cheia do que o salão nobre vazio. Concordo com Carol que deve ser à tarde.

Dani: Teremos um debate no dia 09 no ICS sobre a EBSH, e se a assembleia for pela manhã vai chocar com essa atividade.

Rodrigo: Na semana passada tivemos fórum de saúde onde foi tirado o debate sobre a EBSH para a próxima semana, vai ter um debate sobre o REUNI no instituto de geociências, portanto acho que a audiência não deve ser na segunda.

Onã: Afirmo que a audiência deve ocorrer na sala dos conselhos. Devemos pensar numa forma de agregar as pessoas que estão fora do processo.

Gabriel: Acho que nós conseguiremos dar uma pressão maior se for na sala dos conselhos e caso necessário descemos para o salão nobre.

Fernanda Leite: Só queria relembrar a audiência do ano passado realizada no salão nobre foi bastante esvaziada, por isso reitero que ela deve acontecer na sala dos conselhos. Eu queria perguntar a Rodrigo se atividade do IGEO não pode ser adiada devido a estarmos em um mês de greve e não termos ainda uma reunião para cobrança concreta com a reitoria.

Dani: Concordo com Fernanda

Hugo: Nossa tarefa é garantir a atividade e mobilizar visto que ela já foi adiada. É preciso que mobilizemos as pessoas para a audiência, concordo que ela tem que ocorrer na segunda as 14h, sugiro que nos concentremos para o marmitaço lá na Reitoria mesmo.

Ingrid: Relembrando as mobilizações do ano passado onde a audiência foi esvaziada, mas muita gente ficou do lado de fora por isso acho que ela tem que ocorrer na no salão nobre.

Fernanda: Retifico minha proposta, e acho que a audiência tem que acontecer no salão nobre da reitoria na senda as 09h.

Uanderson: Dia 09 é fundamental que realizemos essa atividade que como já foi lembrando aqui, já foi adiada. A companheirada deve construir os espaços unificadamente. Devemos refletir sobre não conseguimos garantir a atividade devido à mudança de horário. A dificuldade de mobilizar não se deve ao enfraquecimento do movimento e sim a conjuntura dada de quase férias

CALENDÁRIO

Marina: O erro que nós cometemos foi  não dar foco especifico em uma coisa, proponho que sexta façamos uma atividade sobre a EBSEH com os três setores as duas da tarde, e que seja uma atividade prioritária depois da audiência e que depois

Milena: Vai ter FAZ na sexta feira 06-05 as 02h  no ICS .

Madilene: Vai ter reunião de congregação ampliada dia 06 no ICS para discutir a EBSEH.

Alaane: Fez um pedido para que as pessoas ajudem a realizar o marmitaço.

Carol: Fazer uma reunião com os três comandos, na APUB por ser mais perto. Chamar os  outros setores para a assembleia, nós não conseguimos estabelecer a assembleia como atividade prioritária dessa semana. Precisamos intensificar as mobilizações para a assemblei principalmente nos cursos que ainda estão em aula. Ampliar o debate da privatização para além da EBSH.

Ramon: Nós fizemos uma assembleia de letras com cerca de 50 pessoas organizamos um calendário próprio.

Uanderson: É importante que amanhã nos debrucemos para mobilizar as pessoas para a assembleia, é muito importante que a comissão de comunicação mobilize os estudantes para a assembleia e o marmitaço, fazendo passagem em sala e panfletaço. Eu me coloco a disposição para fazer a passagem em sala nas áreas do Canela.

Dani: Na reunião de amanhã precisamos fazer uma reunião com os três setores.

DEFINIÇÃO DA PAUTA DA PROXIMA REUNIÃO DO COMANDO

Fernanda de letras: Sugiro que façamos uma avaliação da assembleia.

Hama: Acho que precisamos fazer uma avaliação do que ocorreu durante a semana.

Carol: Fazer uma avaliação da assembleia, organizar como vamos debater as pautas nacionais e a unidade nas pautas e no movimento, entender como as pautas locais e nacionais se articulam. Essa proposta pode ficar como ponto de pauta da reunião da próxima quarta.

Uanderson: Concordo com o que foi dito e faço adendo para que haja um repasse das comissões, mobilização para a audiência, organização da próxima assembleia, avaliação da assembleia e avaliação da greve e calendário.

Clara: Colocar repasse das comissões com mobilização, deixar os informes primeiro com tem acontecido.

Encaminhamentos:

Construção de uma moção de esclarecimento ao curso de zootecnia sobre a greve, incluindo as moções oriundas do CONSUNI. Responsáveis: Carol (Fono), Onã (BI de saúde), Comissão de comunicação do comando de greve.

Construção de um documento pelo DCE reconhecendo a  Associação de Pós-graduandos – APG, para os C.A’s e D.A’s e que também será encaminhado à reitoria.

 

Audiência Pública

ñ  Nova data da audiência pública, 09/07, ás 14h, com local à confirmar.

No espaço da audiência adotarmos um posicionamento mais incisivo na cobrança de pautas e posicionamento da reitoria.

Envio da metodologia de organização da audiência para conhecimento da reitoria e dos estudantes, com o intuito de não deixarmos dúvidas sobre como será o espaço.

Garantia de mobilização para a audiência;  Aproveitamento do espaço de debate sobre a EBSERH que ocorrerá no próximo dia 09/07, ás 9h para mobilizar os estudantes à comparecerem na audiência.

Cobrança á PROAE sobre o número do processo para acompanhamento do edital do BUZUFBA.

Solicitar à reitoria transferência da audiência pública para o salão nobre, caso a sala dos conselhos não comporte o número de estudantes presentes no dia da audiência.

Construção e realização de um “marmitaço” no dia da audiência (09/07), ás 12h, em frente à reitoria. Responsável: Hugo Pacotinho.

Wanderson (coord. Geral do DCE) fará a mediação com a reitoria sobre o local e horário da audiência.

Foi estabelecido prazo de até 05/07 pela manhã, haverá a resposta em relação à confirmação da audiência por parte da reitoria e a partir disso a comissão de comunicação deve organizar formas de divulgação da audiência pública, com data e local.

Calendário

05/07 – Debate: Precarização e EBSERH, 9h, em São Lázaro.

Reunião de Congregação do ICS, ás 11h no Instituto de Ciências da Saúde – ICS, com pauta sobre a EBSERH.

Marmitaço em frente à reitoria, ás 12h.

Espaço de debate sobre o REUNI, ás 14h no auditório do PAF III, com o Profº Naomar

Almeida.

Debate: A UFBA parou! Parou porquê?, de 15 ás 17h na Escola Politécnica.

Reunião entre os três comandos de greve, ás 19h na APUB. Com pauta de debate e construção de uma nota entre os três comandos, EBSERH.

06/07 – GT sobre extensão em São Lázaro, 06/07, ás 9h. Haverá organização de um feijão para o                                                       almoço da galera e para que se possa garantir o desenvolvimento do debate nos dois turnos.

Reunião de Congregação Ampliada no Instituto de da Saúde, ás 11h. Nesse espaço será apresentada a resposta da diretoria do ICS sobre a carta conjunta entre Fonoaudiologia, Fisioterapia e Biotecnologia.

10/07 – Discussão sobre as pautas gerais e nacionais, em Letras, dia 10/07, ás 14h.

Encontro Regional dos Estudantes de Educação Física, acontecerá na UFBA entre 11 à 14 de Julho. Dentro do espaço do Encontro será construído um ato com possibilidade de trajeto do campo grande à fonte nova.

Proposta de construção de uma atividade sobre a EBSERH em conjunto com os três comandos de greve, à ser realizada dia 13/07, ás 14h na Faculdade de Arquitetura.

Orientação de que cada comando de greve presentes nos cursos possa organizar um debate sobre a EBSERH dentro dos respectivos cursos na próxima semana.

Organizar passagens em sala nos lugares onde não há greve e ajudar na construção de mobilizações nos diversos campi.

Convocar outros setores (professores e técnicos-administrativos) para participar da assembleia.

Ampliar o debate sobre a EBSERH e levar nossa opinião para o espaço de reunião com os três comandos.

Panfletaço e passagens em sala nas unidades;

Pauta da próxima reunião do comando geral de greve

Informes/Avaliação da Greve, Avaliação da Assembleia geral, repasse das comissões/mobilização para a assembleia, calendário, organização para a próxima assembleia.

Deixe um comentário

Arquivado em RELATORIA, Uncategorized

Deixe um comentário